Análise Técnica e Acompanhamento Científico da Indústria Diamantífera Angolana
Saiba MaisSob a iniciativa Shining Angolan Diamond (SAD), o Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (CEICin/IMETRO), através do seu Centro de Estudos e Investigação Científica (CEICin), instituiu um programa de análise técnica e acompanhamento científico abrangente das actividades da Sociedade Mineira de CATOCA, com foco na percepção dos benefícios e impactos socioeconómicos dos diamantes que produz, assim como o papel que elas exercem na potenciação do desenvolvimento do País. No contexto dos estudos e da investigação científica associados aos cursos de licenciaturas em Geologia e Minas, em Economia, em Direito, em Planeamento Regional e Urbano, em Ciências da Computação, em Engenharia Informática, entre outros desta instituição, o IMETRO desenvolve, no âmbito do convénio de cooperação científica existente entre as duas instituições, uma Cátedra CATOCA, que é um fórum académico, científico e social de estudos da economia dos recursos naturais, promovendo sinergia e interação privilegiada entre as duas instituições. As actividades do projecto, dedicadas ao programa, captarão não só os benefícios económicos da extração e monetização dos diamantes produzidos em Angola, mas também interpretar e traduzir os benefícios e os impactos dessa actividade no nosso desenvolvimento. Consagra-se assim, ademais, o dever da colaboração com os sectores da pesquisa e estudos eventualmente existentes nessa empresa, com o sector académico universitário, com vistas a maximização dos seus valores socioeconómicos enquanto agentes estratégicos do desenvolvimento nacional, e do fomento, produção e difusão de conhecimento relacionado com o sector diamantífero. No âmbito das ações deste plano, ademais, os cursos oferecidos pelo IMETRO serão comprometidos a associar, realçar e resignificar seus perfis a luz da economia da produção e dos recursos naturais, transformando a Sociedade Mineira Catoca em importante unidade de informação científica para a academia nacional. Dará ainda aos estudantes e professores investigadores, participantes desta iniciativa, a oportunidade de elevarem competências especializadas para atuar profissionalmente nesse sector, como quadros nacionais imprescindíveis. .
O núcleo científico do SAD, constituído pelo seu corpo de investigadores seniores, através de diversas ações de iniciação científica dos académicos em formação no estágio do projecto, e de visitas técnicas de trabalho e estudo de campo, realizara quatro ações científico-académicas, nas áreas científicas abrangidas neste projecto, distribuídas para as seguintes linhas de trabalho: A) Estudo classificatório das espécies e características dos diamantes nacionais (constituição, disposição geométrica, densidade, condutibilidade térmica, decomposição luminosa, resistência, raridade, aplicações técnicas, etc.), contribuindo na promoção da perceção do valor dos recursos diamantíferos de Angola; B) Estudo impactos sociais e ambientais característicos da indústria diamantífera - com vistas a produzir conhecimento nacional auxiliar da indústria diamantífera, bem como propor soluções tecnológicas e sociais de sua contraposição; C) Soluções tecnológicas para a indústria e gestão de empresas diamantíferas – como iniciativa subjacente do SAD, realizar levantamentos técnicos nas unidades de produção da Sociedade Catoca, entre outras, com o objectivo de mapear demandas de soluções de base tecnológica com potencial de implementação nacional; D) Observatório do Diamante – levantamento e realização de estudos dos principais indicadores sociais, económicos e mercadológicos relacionados com a economia internacional dos diamantes, com vistas a publicação de relatórios trimestrais sobre o posicionamento de Angola no mercado global dos diamantes.
Em parceria com diversos actores da sociedade do conhecimento, além de agências governamentais especializadas e representações diplomáticas, o SAD implementará a iniciativa Habilidades Práticas para a Vida que tem como objectivo o fortalecimento do ensino e aprendizagens em Angola, particularmente no IMETRO. Desta forma realiza-se um dos objectivos do Programa, que é apoiar o governo e a indústria na melhoria da qualidade dos sistemas de formação e capacitação económica dos jovens angolanos. O principal objectivo da iniciativa é apoiar o sistema educacional para melhor preparar jovens com habilidades para a vida, fomentando as competências técnicas relevantes para o sucesso académico e a cultura do trabalho. Por meio de várias formas de parcerias possíveis, público-privadas e interinstitucionais, nacionais e internacionais, em cada ano lectivo a SAD organizará no mínimo 15 treinamentos para estudantes finalistas de todos os departamentos do IMETRO.
A Voz do Estudante é uma iniciativa que visa a provocar debates orientados dos estudantes sobre o sector diamantífero e sua relação com o ambiente socioeconómico em geral. O SAD fornecerá desta forma aos estudantes plataformas significativas, através da interação académica, na exploração do valor acrescentado da indústria diamantífera na economia nacional angolana. A iniciativa gerará dados e informações que proporcionarão uma compreensão mais profunda dos desafios, esperanças e aspirações dos estudantes do IMETRO, e uma visão mais clara de suas trajectórias e transformações. O SAD trabalhará para capturar as percepções dos estudantes através imagens e som, discussões e pesquisas em grupos focais, e a disseminação do conhecimento produzido em distintos meios de comunicação corporativa, com destaque para programa de televisão no canal TVIMETRO. Os encontros e eventos alusivos a esta iniciativa serão realizadas nas instalações do IMETRO, e sempre que possível com excursões em unidades de produção mineira da CATOCA, num total de pelo menos 20 encontros por ano lectivo.
O país precisa saber que o diamante é um activo muito importante para a economia de Angola, sendo a segunda maior mercadoria de exportação depois do petróleo. A indústria de diamantes mostrou uma tremenda resiliência na última década e a demanda dos clientes está a mostrar-se mais forte do que nunca. Assim, o CEICin/IMETRO, em colaboração com CATOCA, pretende organizar anualmente uma Conferencia Internacional do Diamante que se tornará num importante cluster científico nacional de perceção pública da economia dos diamantes, através do exame dos vários factores que incidem e influenciam esse mercado, assim como o seu impacto na dinâmica do desenvolvimento local e global. A conferência, anual, reunirá diferentes partes interessadas na construção de um futuro brilhante e sustentável dentro da indústria nacional de diamantes.
Data | Atividade | Local | Horário |
---|---|---|---|
Janeiro | Estudos sobre Impactos Sociais e Ambientais | Janeiro | Estudos sobre Impactos Sociais e Ambientais |
Março | Workshop de Habilidades Práticas | Março | Workshop de Habilidades Práticas |
Julho | Debates Acadêmicos "A Voz do Estudante" | Julho | Debates Acadêmicos "A Voz do Estudante" |